TozziniFreire Advogados promoveu, durante a São Paulo Arbitration Week (SPAW), o evento “Desafios e Perspectivas na Formação de Novos(as) Árbitros(as)”, em parceria com a Rising Arbitrators Initiative (RAI). O encontro reuniu especialistas para debater oportunidades e desafios na construção de carreiras em arbitragem.
Sob a curadoria de Rafael Mimica, Fernando Serec realizou a abertura do evento, que contou com a participação de Pedro Guilhardi, destacando o papel da RAI na promoção de boas práticas e networking internacional. José Emílio N. Pinto ressaltou a importância da vocação, conhecimento jurídico profundo e reputação ética para atuação como árbitro, além da relevância da experiência como secretário arbitral.
Já Renata Steiner compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, enfatizando o valor das conexões na área. Flavia Mange abordou sua trajetória profissional e experiência internacional em arbitragem e os desafios da transição de secretária arbitral para árbitra, destacando a necessidade de planejamento e visão de negócios.
Para finalizar, Mônica Costa trouxe a perspectiva do advogado na escolha de árbitros, considerando confiança no profissional, conhecimento técnico e perfil adequado ao caso. Ela também discutiu o uso de ferramentas de IA na arbitragem e questionou se esse seria mais um aspecto a fazer parte do dever de revelação.
Durante o debate, também foram abordados temas como diversidade, estratégias para inserção de novos profissionais, desafios e oportunidades no mercado arbitral, reforçando a importância da formação contínua e da ética na atuação como árbitro(a).
Confira alguns registros do encontro:

jpeg.jpeg)
jpeg.jpeg)
jpeg.jpeg)
.jpg)
