SECEX inicia revisão antidumping e avalia continuidade de dumping de vidros flotados incolores

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 em Boletins

Revisão Antidumping sobre Vidros Planos Flotados Incolores (NCM 7005.29.00)

 

Em 11 de fevereiro de 2026, a Circular SECEX/MDIC nº 09/2026 iniciou revisão para verificar a continuidade ou retomada de dumping nas exportações de vidros planos flotados incolores (2 mm a 19 mm) da China, Egito, Emirados Árabes Unidos e México para o Brasil, e seus efeitos sobre a indústria doméstica.

 

Atualmente vigora medida antidumping contra China, Egito e Emirados Árabes, instituída em 2021 e válida até 19 de fevereiro de 2026, com suspensão imediata para o México. A revisão foi solicitada pela ABIVIDRO, abrangendo a produção nacional de AGC, Cebrace, Guardian e Vivix.

 

O produto é amplamente utilizado em construção, móveis, transporte, eletrodomésticos e energia solar. Estão excluídos da revisão vidros fora da faixa de espessura, refletivos, espelhados ou coloridos.

 

A análise considerou o período abril/2024 a março/2025, aplicando metodologia de valor normal construído. Os resultados indicaram diferenças relevantes entre preços internos e valores CIF internados.

 

A participação das partes interessadas é essencial e pode resultar em margens individuais mais favoráveis. A SECEX publicou os prazos para resposta aos questionários e cadastro de terceiros interessados:

 

  • Habilitação de outras partes: 03 de março de 2026.
  • Exportadores (sem prorrogação): 27 de março de 2026 | (com prorrogação): 27 de abril de 2026.
  • Exportadores voluntários: 27 de março de 2026.
  • Importadores (sem prorrogação): 25 de março de 2026 | (com prorrogação): 24 de abril de 2026.
  • Outros produtores nacionais (sem prorrogação): 25 de março de 2026 | (com prorrogação): 24 de abril de 2026.

Publicação produzida pela(s) área(s) Comércio Internacional