````` Skip to main content Skip to footer Opens in a new tab.
Logo: TozziniFreire
Logo: TozziniFreire

What are you looking for?

Logo: TozziniFreire
  • Our firm

  • Our Services

  • Professionals

  • Insights

  • Careers

  • Contact

Foto: Novas diretrizes relacionadas à saúde mental no local de trabalho (NR-1)
31/03/25

Novas diretrizes relacionadas à saúde mental no local de trabalho (NR-1)

Tempo de leitura: 4 min

A partir de 26 de maio de 2025, as empresas devem incluir riscos psicossociais em seus Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR), conforme estabelecido pela Portaria nº 1.419/2024, publicada em 27 de agosto de 2024 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a qual trouxe novas diretrizes à Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1).

Essas mudanças refletem a preocupação do governo com o crescimento do número de afastamentos atrelados à saúde mental dos empregados. Segundo dados oficiais, em 2023 foram concedidos mais de 280.000 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais no Brasil, número que cresceu quase 70% no ano de 2024 (com mais de 470.000 benefícios concedidos).

Com as novas diretrizes, as empresas precisam identificar, avaliar e implementar procedimentos em seu PGR para gerenciar os riscos psicossociais e prevenir a ocorrência de doenças e acidentes. Embora a NR-1 forneça orientações gerais, não há um procedimento padrão a ser seguido por todas as empresas. Cada empresa deve adaptar a sua abordagem com base em condições e ambientes de trabalho.

Para a avaliação dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, as empresas podem utilizar informações de seus departamentos de Recursos Humanos, canais de ética, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), histórico de reclamações trabalhistas e eventuais Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). Os temas relevantes incluem assédio, burnout, bullying, cultura organizacional inadequada, exposição a eventos traumáticos, entre outros. Além disso, é importante considerar o histórico de licenças médicas vinculadas a condições psicossociais, mesmo que não tenham gerado a concessão de benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

É fundamental que as empresas possuam Código de Ética e Conduta bem estruturado, incluindo tópico sobre combate ao assédio e outras formas de violência no ambiente de trabalho, além de canal de ética acessível aos empregados. Ademais, a implementação de materiais orientativos e ações de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, incluindo treinamentos periódicos, desempenha um papel importante como medida preventiva contra riscos psicossociais. O cuidado com a estruturação de material sólido e ações nessa temática minimiza a exposição da empresa a esses riscos.

Para garantir conformidade com as novas regras, é aconselhável que as empresas envolvam médicos do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e outros profissionais competentes para a gestão dos riscos psicossociais. As práticas e políticas subsidiarão defesas nas esferas trabalhista e previdenciária para evitar a indevida configuração de doença ou acidente vinculado ao ambiente de trabalho, os quais tendem a gerar relevantes impactos financeiros e reputacionais.

Recentemente, o MTE anunciou que publicará um manual com instruções específicas para a abordagem de riscos psicossociais no PGR. Espera-se que a publicação ocorra até 26 de maio de 2025 para esclarecer os procedimentos que deverão ser adotados pelas empresas.

Recomendações práticas:

  • Revisar e atualizar o PGR para incluir riscos psicossociais até 26 de maio de 2025.
  • Acompanhar a disponibilização do manual do TEM.
  • Realizar avaliações periódicas para identificar e classificar riscos ocupacionais.
  • Implementar medidas preventivas e acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.
  • Combater a indevida configuração de doenças ou acidentes relacionados aos riscos psicossociais, nas esferas trabalhista e previdenciária.
  • Desenvolver e implementar Código de Ética e Conduta, canal de ética, treinamentos, materiais orientativos e ações de promoção à saúde mental.

Os sócios das áreas Trabalhista e de Previdência e Remuneração de Executivos estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto.

Material produzido por:

TrabalhistaPrevidência e Remuneração de Executivos

Autores

Alexandre de Almeida Cardoso

Sócio(a)
Arbitragem / Trabalhista / Indústria Farmacêutica
Ver perfil

Fernanda Pimentel

Sócio(a)
Contencioso / Trabalhista
Ver perfil

Leonardo Augusto Padilha Bertanha

Sócio(a)
Contencioso / Trabalhista / Agronegócios
Ver perfil

Maurício de Carvalho Góes

Sócio(a)
Trabalhista
Ver perfil

Mayra Gomez Doreto Pelegrino

Sócio(a)
Trabalhista
Ver perfil

Conteúdos relacionados

Boletins

SUSEP abre Consulta Pública sobre Resolução que trata de solução de conflitos

07/10/26
Tempo de leitura: 1 min
Boletins

SUSEP abre Consulta Pública sobre operações de resseguro

05/10/26
Tempo de leitura: 1 min
sessões virtuais especiais
Boletins

STJ regulamenta sessões virtuais especiais para agravos

05/10/26
Tempo de leitura: 6 min
Artigos

Cartilha informativa – Regras Eleitorais TSE

02/10/26
Tempo de leitura: 1 min
agenda regulatória da ANPD
Artigos

Agenda regulatória da ANPD inclui iniciativas sobre fiscalização

01/10/26
Tempo de leitura: 6 min
Global Newsletter TozziniFreire
Global Newsletter
Boletins

Global Newsletter TozziniFreire

01/10/26
Tempo de leitura: 1 min

Receba nossos conteúdos

Inscreva-se na newsletter e fique por dentro das novidades

Inscreva-se
Logo: TozziniFreire
  • About Us
  • IBA
  • Our firm
  • TFGlobal
  • Rankings and Awards
  • Careers
  • Alumni
  • 50 Years
    • Our
    • Doing Business in Brazil
    • Practice Areas
    • Sectoral Groups
    • International Performance
      • Publications
      • Insights
        • Contact
        • Client
        • Legal Advice
        • Events and Sponsorships
        • Social and Environmental Responsibility
        • Partnerships and Suppliers
        • Pay Equality Report
        • Integrated Report
        • Privacy Policy
        • Terms of Use
        • manage cookies
          • Our professionals
          • Professionals
            • Programs
            • TFInclusion
            • ThinkFuture
              • LinkedIn profile of TozziniFreire Advogados
              • Instagram of TozziniFreire Advogados
              • TozziniFreire Advogados' YouTube channel
              • Spotify by TozziniFreire Advogados
              • X of TozziniFreire Lawyers
              • Facebook page of TozziniFreire Advogados

              © 2026 TozziniFreire Advogados. All rights reserved.

              Start

              Stay informed about the most relevant legal issues.

              Personalize your preferences to receive content, analysis, and updates on topics that impact your business.

              Stage 1 of 3
              Alumni - Contact
              Data authorization *

              New guidelines related to mental health in the workplace (NR-1) Desk

              Read more

              To contact our press team, please use the following channels:

              E-mail
              tozzinifreire@agenciafr.com.br

              Phone
              Fernando Rubino – (11) 98268-2838
              Daniela Ribeiro – (11) 99664-3441
              Martha Alves – (11) 98903-3118

              Introduce your company and services. Fill out the form to initiate contact.

              Contact - Partnerships and Suppliers

              Introduce your company and services. Fill out the form to initiate contact.

              Contact - Social and Environmental Responsibility

              Send your proposal or invitation for our team to review.

              Contact - Events and Sponsorships